Rádio Galáxia de Pindjiguiti De 1995 à 2019
Tel.: (00245) 95 5530258 + 96 9199199
contacto@radiopindjiguiti.com

A Comunidade dos Estados de Desenvolvimento da África Ocidental quer saber dos preparativos para as Eleições Presidências de 24 de novembro.

FM

A Comunidade dos Estados de Desenvolvimento da África Ocidental quer saber dos preparativos para as Eleições Presidências de 24 de novembro.

Por isso, a Comunidade despachou para Bissau mais uma missão que chegou à Bissau nesta segunda-feira( 09 de Setembro) para contactos com as autoridades politicas e os partidos.
A Delegação chefiada por Ministro da Presidência do Conselho de Ministro da organização igualmente Ministro dos Negócios Estrangeiro do Niger,Kalla Ankoura, e nela faz parte ainda um representante do Mediador da crise, Alpha Conde, e o Presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou.
A vinda da Delegação acontece numa altura em que alguns Partidos e as Diretorias da Campanha de alguns candidatos independentes contestam o processo de correção de dados em curso que para eles é ilegal para além de ser, para os contestatárias, um indicio de fraude eleitoral antecipado e o governo, por sua vez, nega as acusações e afirma que o processo é legal, uma vez que, para o executivo a lei de recenseamento eleitoral prevê a correção de omissões no caderno eleitoral.
Restam saber qual vai ser a posição da Organização Regional sobre a correção de omissões do caderno eleitoral.
O Governo, através da Ministra da Administração Territorial e Gestão Eleitoral, admite a possibilidade de ser usado o caderno eleitoral do último registo eleitoral sem introdução de dados de 25 mil eleitores recenseados no últimos registo eleitoral, que aconteceu ainda este ano, mas o seu nomes não constam no caderno eleitoral.
Para a governante esta eventualidade pode ser possível se for o consenso de partidos políticos.
Ass/Tiano Badjana
Data:09.09.2019
HP:10H00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *